O texto é uma das principais comunicações assíncrona, desfasado do tempo mas também pode ser síncrona, como por exemplo nos “chats”. Tem três formas: texto não formatado (plain text); texto formatado (rich text format) e hipertexto (associado ao texto que tem um hiperligações).
Para uma boa construção e apresentação dum texto precisamos ter atenção o aspecto visual dos símbolos e fazer com que este tenha um aspecto simples e apelativo para que quem o lê não sinta dificuldades em o fazer. O texto usa um código binar onde cada carácter corresponde a um carácter e existe uma tabela onde cada carácter tem um código binar diferente, mapeamento dos símbolos.
O texto foi dos primeiros média a ser digitalizados e a sua amostragem é o alfabeto e a sua quantificação é a quantidade de símbolos e temos um código base (ASCCI). Temos que escolher fontes um pouco comuns e são codificadas para que possa haver comunicação. È necessário, para a escolha das fontes uma coerência visual e podem ser vectoriais/raster, de visualização/impressão e True type. Estas podem ser classificadas de diversas formas e quanto à sua tecnologia existem dois tipos: outline e bitmapped.
Por último falamos em fontes com serifa e sem serifa. Serifa são pequenos traços e prolongamentos que estão no fim das hastes das letras. É um conceito importante uma vez que fontes com serifa possuem maior dificuldade de leitura, principalmente em grandes escalas.
Neste vídeo vemos a importância das letras e que estas são muito mais do que design, são ferramentas para vender e suscitar emoções.
terça-feira, 30 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário