A imagem é um dos tipos de média estático. As imagens podem ser vectoriais ou por bitmap e podemos ter alguma dificuldade em distinguir estes dois tipos de imagem o que nos leva a um conceito muito importante o Rendering, que nos ajuda neste problema.
Na representação visual podemos manipular várias imagens independentemente e a isto chamamos modelos, onde podemos desenvolver vários tipos como por exemplo modelos gráficos que são os mais comuns e mais fáceis de desenvolver (primitivas básicas), modelos sólidos, empíricos, desenho, entre outros, mas dentro destes também podemos fazer operações gráficas. Existem formatos externos para modelos onde o PDF tem um papel importante pois é como se fosse usada uma linguagem intermédia entre o computador e o receptor, são convertidas coisas muito diferentes.
Imagens bitmap (mapa de bits) são imagens pixeladas, onde um conjunto de pontos estão contidos num quadro, e cada um destes pontos descrevem a sua cor.
Imagens vectoriais são representações geométricas (quadadrado, triangulo, circulo, etc. São representadas por fórmulas matemáticas e o processador traduz estas formulas para informações interpretáveis pela placa gráfica.
Imagem Vectorizada em cima e por Bitmaps em baixo
Achei este vídeo interessante pois vemos a cidade de Nova York ser invadida por personagens de video-jogos que a vão pixelando.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
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